Blog do Micael
Quatro dias de arte e integração
Durante o feriado de 07 de setembro, o Colégio Micael foi palco do Arte10 2018, que reuniu 144 alunos e 16 professores de oito escolas Waldorf de diversas partes do país: Aitiara, de Botucatu (SP); Anabá, de Florianópolis (SC); Veredas, de Campinas (SP); Viver, de Bauru (SP); Rudolf Steiner de Minas Gerais, de Belo Horizonte (MG); Francisco de Assis, de São Paulo (SP); Rudolf Steiner (SP) e Micael (SP).
Nos quatro dias de evento, os jovens puderam trocar muito e vivenciar a arte em suas diversas formas. Houve oficina de teatro do improviso, de poesia da resistência, pintura tie dye, marmorização, arte da fala, culinária… Todas elas ministradas por alunos ou professores das escolas participantes.
Os garotos e as garotas do 10º A do Micael cuidaram de toda a organização, um desafio enorme. “Nós nos dividimos em comissões: limpeza, orçamento, programação, alimentação, recepção, camisetas e segurança. A responsabilidade era grande, muitas escolas vieram de longe, gastaram com passagem, mas não podíamos ter medo”, ressalta Leonardo Andreotti, um dos alunos da classe. “Foi muito bom a gente saber que tem capacidade para fazer um evento dessa escala”, comemora o aluno Caio Alves.
Deixar a escola impecável no domingo, quando tudo acabasse, era uma das missões do grupo, que contou com ajuda de todos os participantes durante o mutirão final de limpeza.
Os alunos ficaram alojados nas salas de aula do fundamental. As garotas no andar de cima e os garotos, no piso de baixo. Para promover integração, cada sala-dormitório acomodou jovens de diversas escolas.
Embora não façam parte das atividades curriculares, grandes encontros de estudantes de ensino médio são uma tradição nas escolas Waldorf brasileiras. O mais antigo deles é o InterWaldorf, que acontece no 9º ano e tem o esporte como foco. No 10º ano, a arte é a grande catalisadora da integração com o Arte10. O Uni11 e o ReUni12 costumam promover discussões sobre temas definidos pelos próprios jovens de 11º e 12º anos.
Em ação para melhorar a escola
20 de agosto de 2018 | 4ª Aula de Projetos do 12°A
Os projetos da classe estão rendendo! O grupo da marcenaria, dos alunos Gabriel Cassimiro, Victor Tominaga e Ananda Medeiros, estava cortando madeira para poder começar o preparo dos suportes para os instrumentos.
Havia também uma casinha de passarinho ali numa mesa. E então o Flaviano, que trabalha na marcenaria, sugeriu que eles fizessem algumas casinhas de passarinho para deixarmos penduradas pelas árvores do colégio. Vai ser uma fofura ver os passarinhos ali.
Não vou me esquecer dos alunos Valentina Litvin e João Steurer, que vão criar um desenho na parede da cozinha do ensino médio. Em breve teremos um desenho que eu acredito que será muito bonito, pois ambos desenham muito bem. Estou ansiosa, mas fiquemos à espera das próximas aulas.
Gabriela Ropelato, aluna do 12º A
[Desde o início do segundo semestre, os jovens do 12º A, que estão encerrando sua trajetória no Micael, têm se dedicado ao planejamento e à execução de projetos voltados para a comunidade escolar, alguns deles relacionados à celebração dos 40 anos do colégio, que acontecerá a partir de setembro. A aluna Gabriela Ropelato assumiu a tarefa de relatar aqui no blog o andamento dos trabalhos.]
Caminhos entrelaçados
Há 40 anos, um grupo de pais e professores de São Paulo começava a unir forças para criar uma nova escola Waldorf na cidade. Era o impulso que daria origem ao Colégio Micael, embrião da comunidade que somos hoje.
Nessas quatro décadas, quantos encontros aconteceram neste chão que pisamos todos os dias? Quantos caminhos se cruzaram e quantos ainda irão se cruzar? Somando-se as pessoas que já passaram por nossa escola com aquelas que estão hoje aqui, chegamos a 2.543 alunos, 304 professores e funcionários e cerca de 1.200 pais e mães!
Para celebrar o aniversário do colégio, que será em 29 de setembro, os integrantes da Escola de Pais tiveram a ideia de criar um mosaico que simbolize esses tantos caminhos que se entrelaçam no Micael. O projeto, coletivo, começou a ser desenhado na última quarta por 12 pessoas do grupo.
A seguir, duas mães da Escola de Pais, que estão em momentos bem diferentes de sua trajetória no Colégio Micael, contam mais sobre o projeto:
“A Zita [coordenadora da Escola de Pais] havia me pedido para elaborar um desenho para o nosso projeto. Tracei alguns esboços, mas logo percebi que aquilo não deveria ser feito por mim. Inspirada na ideia do trabalho coletivo que envolve um mosaico e na trajetória que havíamos percorrido até aqui na escola, sugeri que o tema ‘caminhos’ fosse a nossa inspiração. Então, cada pai e mãe presente no encontro da última quarta pegou um giz e traçou o próprio caminho num grande papel. Cada trajetória foi se cruzando com outra e se transformando. E assim nasceu o desenho do mosaico para os 40 anos do Colégio Micael.”
Sandra Monteiro Borba, mãe de uma aluna do 2º ano e de outra do 6º, está há 9 anos traçando seu caminho na escola
“Acabei de chegar à comunidade do Micael. Participar da Escola de Pais tem sido muito bom e fazer parte do projeto de um presente para os 40 anos do colégio, um grande privilégio. No segundo encontro que tivemos sobre o que poderia ser o nosso mosaico, contamos com a presença iluminada da Regina Steurer [arquiteta e mosaicista, mãe de um aluno do ensino médio] e entendemos que uma escolha como essa deve ser bem refletida e envolver toda a comunidade. O mosaico fica para sempre. Um mosaico numa escola é para todos. Ele é composto por muitas peças diferentes que, juntas, formam algo maior. E esse algo não deve ser uma escolha estética, deve ter um significado mais profundo. Percebemos como é importante que cada um do colégio se aproprie desse mosaico. Foi assim que surgiu a ideia de fazermos caminhos. O trabalho começou a nascer assim e tem sido uma experiência muito rica. Um caminho coletivo. E quanto mais pessoas participarem – alunos, professores, funcionários, pais – mais vida e sentido terão os caminhos do mosaico que ficará na entrada de nossa escola.”
Thais Roji, mãe de uma aluna do 7º ano e de um aluno do 3º ano. Iniciou sua trajetória no Colégio Micael há pouco mais de um mês
Percorra também esse caminho
Os encontros da Escola de Pais são abertos a todos e acontecem às quartas, das 7h30 às 9h, na sala de trabalhos manuais. O projeto do mosaico está sendo executado durante esses encontros e toda a comunidade escolar está convidada a fazer parte dele.
Também é possível colaborar doando pastilhas de vidro ou azulejos coloridos para compor a obra. Eles devem ter 3,7 mm de espessura.
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Quatro dias de arte e integração
Durante o feriado de 07 de setembro, o Colégio Micael foi palco do Arte10 2018, que reuniu 144 alunos e 16 professores de oito escolas Waldorf de diversas partes do país: Aitiara, de Botucatu (SP); Anabá, de Florianópolis (SC); Veredas, de Campinas (SP); Viver, de Bauru (SP); Rudolf Steiner de Minas Gerais, de Belo Horizonte (MG); Francisco de Assis, de São Paulo (SP); Rudolf Steiner (SP) e Micael (SP).
Nos quatro dias de evento, os jovens puderam trocar muito e vivenciar a arte em suas diversas formas. Houve oficina de teatro do improviso, de poesia da resistência, pintura tie dye, marmorização, arte da fala, culinária… Todas elas ministradas por alunos ou professores das escolas participantes.
Os garotos e as garotas do 10º A do Micael cuidaram de toda a organização, um desafio enorme. “Nós nos dividimos em comissões: limpeza, orçamento, programação, alimentação, recepção, camisetas e segurança. A responsabilidade era grande, muitas escolas vieram de longe, gastaram com passagem, mas não podíamos ter medo”, ressalta Leonardo Andreotti, um dos alunos da classe. “Foi muito bom a gente saber que tem capacidade para fazer um evento dessa escala”, comemora o aluno Caio Alves.
Deixar a escola impecável no domingo, quando tudo acabasse, era uma das missões do grupo, que contou com ajuda de todos os participantes durante o mutirão final de limpeza.
Os alunos ficaram alojados nas salas de aula do fundamental. As garotas no andar de cima e os garotos, no piso de baixo. Para promover integração, cada sala-dormitório acomodou jovens de diversas escolas.
Embora não façam parte das atividades curriculares, grandes encontros de estudantes de ensino médio são uma tradição nas escolas Waldorf brasileiras. O mais antigo deles é o InterWaldorf, que acontece no 9º ano e tem o esporte como foco. No 10º ano, a arte é a grande catalisadora da integração com o Arte10. O Uni11 e o ReUni12 costumam promover discussões sobre temas definidos pelos próprios jovens de 11º e 12º anos.