fbpx Skip to content

Corresponsabilidade, nossa maior tarefa

Corresponsabilidade, nossa maior tarefa

Desde o início da pandemia, o Colégio Micael vem seguindo atentamente as recomendações sanitárias para proteger a comunidade escolar e ajudar no controle da disseminação do coronavírus.
Contamos com o Grupo de Monitoramento de Casos, formado por profissionais da saúde voluntários, todos pais e mães do colégio. Esse comitê recebe as notificações de casos confirmados pelo WhatsApp 11 93323-9555, acompanha cada situação e orienta a escola quando há necessidade de afastamento preventivo de pessoas ou grupos. Temos ainda o suporte técnico da consultoria do programa Escola Segura.
mascara 01 - Colégio Micael Protocolos

Ainda devemos usar máscara?

Com a alta de casos registrada no início de novembro de 2022, o Grupo de Monitoramento voltou a recomendar o uso de máscaras no ambiente escolar. Pessoas que são contato domiciliar de caso positivo para COVID devem usar a proteção durante 10 dias.
Para cumprir bem seu papel, as máscaras devem cobrir totalmente o nariz e a boca.
As máscaras de alta proteção, como a PFF2 e a N95, oferecem proteção mais adequada.
casa 01 - Colégio Micael Protocolos

Quando ficar em casa?

Os sintomas da COVID-19 variam muito de pessoa para pessoa, podendo ser muito leves e nem sempre acompanhados de febre.
Por isso, não podemos desconsiderar nenhum sintoma. Ainda que a vontade de estar na escola seja enorme, sempre que houver algum sinal suspeito, é preciso consultar o pediatra ou médico da família e investigar as causas do sintoma.
Os sintomas mais comuns de COVID são:
– Febre superior a 37.5º
– Coriza ou obstrução nasal
– Dor de garganta
– Tosse seca
– Dor de cabeça
– Diarréia e/ou dor de barriga
– Náuseas e/ou vômitos
– Dor no corpo
– Calafrios
– Perda de olfato ou paladar
Sempre que notar algo diferente, mantenha seu filho em casa, converse com o pediatra dele e siga a conduta para caso suspeito.
formulario 01 - Colégio Micael Protocolos

Condutas frente a casos suspeitos ou confirmados (atualizadas em 11/22)

> Caso suspeito de COVID:
Pessoas com dois os mais sintomas suspeitos devem ficar afastadas e fazer PCR ou teste de antígeno entre o 1º e o 2º dia após o início dos sintomas. Colaboradores  da escola devem passar em consulta médica, solicitar o atestado para o afastamento preventivo e apresentá-lo ao RH. 
Enquanto o caso for apenas suspeito, não é preciso acionar o Monitoramento. Basta seguir as orientações acima.
Se o resultado for negativo, a pessoa pode retornar após 24 horas sem sintomas e sem uso de medicação para controlá-los. 
Caso o primeiro teste dê negativo e os sintomas persistirem, será necessário colher o PCR 48 horas após o primeiro teste para descartar o diagnóstico de COVID.
Contatos de pessoas com sintomas não precisam ser afastados durante a investigação.
 
> Caso confirmado de COVID:
A pessoa que testa positivo deve ficar afastada durante 7 dias, retornando no 8º dia, desde que esteja há pelo menos 24 horas sem sintomas (contando como dia 1 sempre o primeiro dia de sintoma). Não é preciso fazer teste para retornar no 8º dia.

O Grupo de Monitoramento precisa ser notificado pelo WhatsApp 11 93323-9555 assim que o caso é confirmado.

Colaboradores da escola devem apresentar ao RH o atestado com o tempo de afastamento indicado pelo médico.
 
> Contato de caso confirmado de COVID:
Quem teve contato próximo com caso confirmado de COVID não precisa ficar afastado, mesmo quando mora com a pessoa, desde que esteja sem qualquer sintoma. É recomendável fazer PCR ou teste de antígeno 2 dias após o teste do caso positivo.

Quem mora com alguém positivo para COVID deve usar máscara com muito rigor na escola durante 10 dias (contados a partir do 1º dia de sintoma do caso positivo).

Pessoas que se recusarem a usar máscara ou crianças que não conseguem fazê-lo corretamente e moram com alguém positivo para COVID deverão ficar afastadas durante 5 dias, fazendo o teste no 5º dia. Se o teste for negativo, podem retornar.
 
> Suspensão de salas:
As turmas não são mais afastadas quando há dois ou mais casos confirmados.
frasco 01 - Colégio Micael Protocolos

Qual teste fazer? E quando?

Para descartar suspeita de COVID, a escola aceita atualmente testes de antígeno e PCR, que devem ser colhidos entre o 1º e o 2º dia de sintomas. Autotestes são aceitos também, mas é preciso seguir rigorosamente as orientações do fabricante para que o resultado seja confiável.
vacina 01 - Colégio Micael Protocolos

Vacinação

O Colégio Micael incentiva a vacinação contra COVID de todos os elegíveis e procurar manter a comunidade informada a respeito da importância desse cuidado. O comprovante de vacina deixou de ser exigido nos eventos da escola em 15/05/22, quando a prefeitura de São Paulo derrubou o decreto relacionado ao tema.
CONTATO

Se você tiver alguma dúvida, escreva para o Grupo de Monitoramento do Micael:

(11) 93323-9555