fbpx Skip to content

Educação infantil

O ser humano é humano na medida em que cria, de dentro para fora, pensamentos, sentimentos, ações. E o início dessas criações é o brincar.

Ute Craemer, educadora

Educação infantil

“O ser humano é humano na medida em que cria, de dentro para fora, pensamentos, sentimentos, ações. E o início dessas criações é o brincar.”

Ute Craemer, educadora

Maternal

A criança pode ingressar no maternal do Micael a partir dos 2 anos de idade.  A sala conta com uma professora e uma professora assistente e tem o aconchego de uma casa. As atividades seguem um ritmo suave: há o brincar dentro e o brincar fora, o momento do ritmo de época, de ouvir contos de fadas, de desenhar, ouvir o kântele, cuidar da horta e preparar o pão. O lanche é o momento de aprender a venerar e apreciar os alimentos, sempre bem variados e saudáveis. Quando há colheita na horta, cenouras, rabanetes, pepinos e o que mais a terra tiver oferecido também vão para a mesa.

Jardim de Infância

As turmas de jardim de infância do Colégio Micael são formadas por crianças a partir de 4 anos, que permanecem no jardim até o momento de ingressar no 1º ano. 
Durante o período em que os alunos ficam na escola, a alternância entre o brincar livre e as atividades dirigidas em grupo funciona como uma grande respiração — expansão e contração. Nessa fase, o aprendizado se dá pela imitação. Por isso a atitude do adulto é tão importante.
Em todos os momentos, as crianças trabalham, de maneira lúdica, a coordenação motora ampla e fina, os sentidos, a concentração, a linguagem oral, a orientação espacial, a lateralidade e a socialização.
Veja nos tópicos e no vídeo a seguir como essas atividades se desenrolam:

Veja também