Ação social

Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas.
Pessoas transformam o mundo.

Paulo Freire, educador

Ação social

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Paulo Freire, educador

Histórico do projeto do ensino médio noturno

Em 2011, um grupo de professores do ensino médio do Colégio Micael decidiu criar um cursinho pré-vestibular noturno e gratuito para os jovens da comunidade e contribuir para que eles tivessem maiores chances de ingressar numa  universidade pública e de qualidade. A proposta recebeu amplo apoio da mantenedora e da comunidade de pais e teve início em 2012, beneficiando 25 jovens.

Logo nos primeiros meses, os professores envolvidos na iniciativa notaram que a base que faltava aos estudantes, todos egressos de escolas públicas das redondezas, era grande demais. O cursinho não dava conta de suprir tantas lacunas de formação. Era preciso oferecer mais e atingir aqueles jovens mais cedo.

Por que não criar um ensino médio gratuito, fundamentado na pedagogia Waldorf, para os jovens do bairro? A ideia logo ganhou corpo e, com a adesão da comunidade escolar, teve início no ano de 2013.
formatura dos 12ºs noturno e diurno de 2017 - Colégio Micael Ação Social

Proposta transformadora

O ensino médio noturno do Colégio Micael contribui para que jovens de baixa renda recebam uma formação holística, tornem-se mais conscientes de seu papel no mundo, capazes de transformar a própria realidade e a realidade da comunidade onde vivem.

A proposta da pedagogia Waldorf vai além do conceito de preparar alunos para exames ou para o mercado de trabalho. Ela contribui para o desenvolvimento de todas as potencialidades do aluno, não apenas a intelectual. As artes têm um papel importante nesse processo, assim como as manualidades e as vivências proporcionadas pelas viagens pedagógicas. Um ensino médio gratuito e fundamentado nesses conceitos é um projeto inédito no país.

O currículo segue a pedagogia Waldorf, mas com algumas adaptações. Como ingressam na escola somente no 10º ano (que corresponde ao 1º ano do ensino médio), os alunos também têm aulas que, normalmente, fazem parte do currículo do ensino fundamental nas escolas Waldorf, como tricô, tear e marcenaria.

A integração com os alunos do ensino médio diurno e noturno é grande e acontece em diversos momentos. Duas vezes por semana, os estudantes da manhã e da noite têm atividades também à tarde. Os dois períodos fazem juntos as aulas de culinária.

Para ingressar no projeto, o jovem precisa pertencer a um grupo familiar com renda mensal bruta per capita de até 1 e 1/2 salário mínimo nacional, participar de um processo seletivo e de uma entrevista pedagógica.
  • Estágio agrícola do 11º B
  • Trabalhos de marcenaria do 12º B 
  • Trabalhos de modelagem do 10º B
  • Trabalhos manuais do 10º B
  • Trabalhos manuais do 11º B
  • Formatura dos 12ºs noturno e diurno de 2017
  • O 11º B de 2017 com a tutora da classe
  • Aula de época do 10º B
  • Vivência de apicultura do 11º B
  • Bastidores da peça do 12º B de 2017
  • Acorrentados, peça do 12º B de 2017
  • Acorrentados, peça do 12º B de 2017
  • Aula de trabalhos manuais do 10º B
  • Aula de física do 11º B
  • Estágio agrícola do 11º B
  • Trabalhos de marcenaria do 12º B 
  • Trabalhos de modelagem do 10º B
  • Trabalhos manuais do 10º B
  • Trabalhos manuais do 11º B
  • Formatura dos 12ºs noturno e diurno de 2017
  • O 11º B de 2017 com a tutora da classe
  • Aula de época do 10º B
  • Vivência de apicultura do 11º B
  • Bastidores da peça do 12º B de 2017
  • Acorrentados, peça do 12º B de 2017
  • Acorrentados, peça do 12º B de 2017
  • Aula de trabalhos manuais do 10º B
  • Aula de física do 11º B