BEGIN:VCALENDAR VERSION:2.0 PRODID:-//69.49.241.119//NONSGML kigkonsult.se iCalcreator 2.26.9// CALSCALE:GREGORIAN METHOD:PUBLISH X-FROM-URL:https://micael.com.br X-WR-TIMEZONE:America/Sao_Paulo BEGIN:VTIMEZONE TZID:America/Sao_Paulo X-LIC-LOCATION:America/Sao_Paulo BEGIN:STANDARD DTSTART:20190217T000000 TZOFFSETFROM:-0200 TZOFFSETTO:-0300 TZNAME:-03 END:STANDARD END:VTIMEZONE BEGIN:VEVENT UID:ai1ec-10744@micael.com.br DTSTAMP:20240328T215524Z CATEGORIES;LANGUAGE=pt-BR:Calendário CONTACT: DESCRIPTION:•\n \n \n •\n \n \n •\n \n \n •\n \n \n •\n \n \n •\n \n \n •\n \n \n •\n \n \n •\n \n \n •\n \n \n •\n \n \n •\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n CONHEÇA-NOS \n\n\n\n \n \n \n \n \n \n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n Pedago gia Waldorf \n\n \n \n \n \n \n\n \n A pe dagogia Waldorf\, criada em 1919 na Alemanha pelo filósofo austríaco Rudol f Steiner\, tem se mostrado cada vez mais atual e capaz de formar adultos preparados para enfrentar os desafios do milênio. Isso é retratado muito b em pelo filme Learn to Change the World\, produzido pelo movimento interna cional Waldorf100.\nNa pedagogia Waldorf\, o desenvolvimento intelectual\, o pensar\, é importantíssimo\, mas não basta: ele deve ser acompanhado de força para a ação\, o querer\, e de um bom alicerce emocional\, o sentir. \nPensar\, sentir e querer são cultivados desde o jardim da infância nas e scolas Waldorf\, sempre com respeito às particularidades de cada faixa etá ria. As artes\, os trabalhos manuais e as atividades ligadas ao fazer estã o presentes em toda a trajetória do aluno na escola. \n\n \n \n \n \n \n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n A educação Waldorf não é um sistema\, mas uma arte: a arte de de spertar o que realmente está dentro do ser humano.\n \n\n\n\n \n (Rudolf Steiner) \n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n \n \n \n \n \n \n \n\n\n \n \n \n \n \n \n \n \n\n\n \n Nossa escola \n\n\n\n \n O Colégio Waldorf Micael d e São Paulo foi fundado em 1978 por um grupo de pais e professores que acr editava que uma nova escola Waldorf precisava nascer no país. Até então\, havia no Brasil a pioneira Escola Waldorf Rudolf Steiner\, criada em 1955 na capital paulista\, a Escola Vale Encantado\, de Capão Bonito\, e alguns jardins de infância. \nO espaço de 11 mil metros quadrados\, onde antigam ente havia uma chácara\, foi escolhido por ter muito verde e oferecer uma atmosfera acolhedora. Quatro décadas após a fundação da escola\, a força d o fazer coletivo que a colocou de pé continua atuante na comunidade. \nO C olégio Micael sempre teve como proposta contribuir para a formação integra l de crianças e jovens. As artes\, as manualidades e o colocar a mão na ma ssa e na terra são essenciais para isso e fazem parte do dia a dia dos alu nos. \nIsso não significa que matérias como a matemática\, a geografia\, a química ou a física tenham menos espaço ou importância. Pelo contrário! T odas essas disciplinas são apresentadas de maneira envolvente\, que faz se ntido para o aluno\, despertando nele o verdadeiro encantamento pelo conte údo. O currículo segue as determinações do MEC\, com o diferencial de cont ar com a vivacidade e o colorido propostos pela pedagogia Waldorf. \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n Na escol a não devemos aprender para saber\, mas devemos aprender para sempre poder mos aprender com a vida. \n\n\n\n \n (Rudolf Steiner) \n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n VEJA TAMBÉM \n\n \n \n \n \n \n\n \n Gestão escolar \n\n \n \n \n \n \n\n \n Participação das famílias \n\n \n \n \n \n \n\n \n Horário da s aulas \n\n \n \n \n \n \n\n \n Calendário \n\n \n \n \n \n \n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n VEJA TAMBÉM \n\n\n\n \n Gestão escolarParticipação dos pais Horário das a ulas Calendário \n\n\n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n \n \n \n \n \n \n \n\n\n \n Educação infantil \n\n\n\n \n Durante o primeiro setênio\, etapa que vai do nascimento aos 7 anos de idade\, o brincar é essencial: contribui para a criança desbrav ar o mundo e conhecer a si mesma. Como o desenvolvimento do corpo físico e stá a pleno vapor\, o movimento tem papel importantíssimo nessa fase.\nO M icael conta com ambientes estruturados para estimular o livre brincar e a fantasia. A área externa tem espaço para correr\, árvores para subir e ele mentos que estimulam a motricidade\, o equilíbrio\, a lateralidade… \nA es cola tem turmas de maternal (para crianças de 2 e 3 anos) e jardim (a part ir de 4 anos) no período matutino\, das 7h10 às 12h. \n\n\n\n \n \n V eja aqui como é o nosso processo de matrícula\n \n \n \n\n\n\n \n \n Rec eba nossa newsletter sobre Educação Infantil\n \n \n \n\n\n\n \n VEJA TAMBÉM\nUma manhã em nosso jardimEuritmia elementarKânteleFesta da Lanterna \n\n\n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n \n \n \n \n \n \n \n\n\n \n Ensino fundamental \n\n\n\n \n Dos 7 aos 14 anos\ , o segundo setênio\, é o desenvolvimento das emoções que se destaca. Para que a aprendizagem seja efetiva\, o conteúdo precisa tocar o aluno pelo s entir. As belas imagens\, as artes e os trabalhos manuais\, muito presente s no dia a dia do ensino fundamental\, contribuem bastante para isso.\nNes sa etapa\, a criança vivencia aquilo que está aprendendo. Ao estudar Roma\ , por exemplo\, pode ter a experiência de fazer uma sandália romana de cou ro e marchar com ela como um soldado de Júlio César. Nas aulas de geometri a\, vai para o pátio desenhar formas geométricas na terra\, usando os dedo s. Só depois desse tipo de experiência é que o compasso e outros instrumen tos entram em cena. \n\n\n\n \n \n Veja aqui como é o nosso processo d e matrícula\n \n \n \n\n\n\n \n \n Receba nossa newsletter sobre Ensino Fundamental\n \n \n \n\n\n\n \n VEJA TAMBÉM\nO professor de cla sseO ensino em épocasO ensino do alemãoMúsicaEuritmiaViagens pedagógicasDe staques do currículo\n \n\n\n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n \n \n \n \n \n\n \n \n Ensino médio \n\n\n\n \n Aos 15 anos\, quando entra no terceiro setênio\, o jovem passa a enxergar com mais clareza a c omplexidade do mundo que o rodeia. É o despertar do pensar crítico. Um dos grandes papéis da escola nessa fase é incentivar o aluno a construir sua autonomia\, para que ele possa sair em busca das respostas para suas grand es questões de forma consciente.\nAs disciplinas trazem conteúdos que exer citam a capacidade de o jovem analisar algo a partir de diferentes pontos de vista. Da matemática à história\, da geografia à química\, o estudante não recebe nada pronto: o grupo faz experimentos\, levanta hipóteses e ref lete com o professor sobre possíveis conclusões a respeito de um determina do tema. \n\n\n\n \n \n Veja aqui como é o nosso processo de matrícula \n \n \n \n\n\n\n \n \n Receba nossa newsletter sobre Ensino Médio\n \n \n \n\n\n\n \n VEJA TAMBÉM\nO tutor de classe e a estrutura das aulasDestaques do currículoCanto coral\n \n \n\n\n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n Acontece \n\n\n \n \n \n\n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n Peça do 12B de 2023\n \n \n Estreia dia 25/05\, às 20h \n \n \n \n \n \n\n\n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n Blog do Mi cael \n\n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Med indo a Terra e cultivando humanidade \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Abraçando a diversidade \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Sobre pandemia\, fraternidade e sonhos \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Campanha a Fome Não Espera \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Festival Multi-Temático de Inverno \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n O ovo de Pás coa e o recomeço da vida \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Dona Ana \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n A bel eza transformadora do teatro \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Meditação de Natal \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Diálogos sobre bullying \n \n \n \n \n \n \n\n \n \n\n\n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n A contece \n\n\n \n \n \n\n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n Peça do 12B de 2023\n \n \n Estreia dia 25/05\, às 20h\n \n \n \n \n \n\n\n\n \n \n \n \n \n \n \n \n\n\n \n Blog do Micael \n\n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Medindo a Terra e cultivando humanida de \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Abraçando a diver sidade \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Sobre pandemi a\, fraternidade e sonhos \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Campanha a Fome Não Espera \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Festival Multi-Temático de Inverno \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n O ovo de Páscoa e o recomeço da vida \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Dona Ana \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n A beleza transformadora do teatro \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Meditação de Natal \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n Diálogos sobre bullying \n \n \n \n \n \n \n\n \n \n\n\n\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\n \n Pátio do Micael\nAquarel a da professora Claudia Johnsen. DTSTART;VALUE=DATE:20220131 DTEND;VALUE=DATE:20220201 SEQUENCE:0 SUMMARY:Início das aulas do Fundamental e do E. Médio URL:https://micael.com.br/event/inicio-das-aulas-do-fundamental-e-do-e-medi o/ X-COST-TYPE:free X-ALT-DESC;FMTTYPE=text/html:\\n\\n
\\nA educaç ão Waldorf não é um sistema\, mas uma arte: a arte de despertar o que realmente está dentro do ser humano.
\nNa escola não devemos aprender para saber\, mas devemos apren der para sempre podermos aprender com a vida.
Gestão escolar
Participação dos pais
Horário das aulas
<
a href='https://micael.com.br/colegio-micael-nossa-escola/#calendario'>Cal
endário
Ensino fundamental
Ensino médio< /p>
Acontece
Acontece
Pátio do Micael
\nAquarela da professora Claudia Johnsen.
A educação Wal dorf não é um sistema\, mas uma arte: a arte de despertar o que r ealmente está dentro do ser humano.
\nNa escola não devemos aprender para saber\, mas devemos aprender p ara sempre podermos aprender com a vida.
Gestão escolar
Participação dos pais
Horário das aulas
Calendário
a>
Educação infantil
Ensino fundamental
Ensino médio
Acontece
< a href='https://micael.com.br/blog/'>Blog do Micael
Acontece
Páti
o do Micael
\nAquarela da professora Claudia Johnsen.
A educação Wal dorf não é um sistema\, mas uma arte: a arte de despertar o que r ealmente está dentro do ser humano.
\nNa escola não devemos aprender para saber\, mas devemos aprender p ara sempre podermos aprender com a vida.
Gestão escolar
Participação dos pais
Horário das aulas
Calendário
a>
Educação infantil
Ensino fundamental
Ensino médio
Acontece
< a href='https://micael.com.br/blog/'>Blog do Micael
Acontece
Páti
o do Micael
\nAquarela da professora Claudia Johnsen.
A educação Wal dorf não é um sistema\, mas uma arte: a arte de despertar o que r ealmente está dentro do ser humano.
\nNa escola não devemos aprender para saber\, mas devemos aprender p ara sempre podermos aprender com a vida.
Gestão escolar
Participação dos pais
Horário das aulas
Calendário
a>
Educação infantil
Ensino fundamental
Ensino médio
Acontece
< a href='https://micael.com.br/blog/'>Blog do Micael
Acontece
Páti
o do Micael
\nAquarela da professora Claudia Johnsen.
A educação Wal dorf não é um sistema\, mas uma arte: a arte de despertar o que r ealmente está dentro do ser humano.
\nNa escola não devemos aprender para saber\, mas devemos aprender p ara sempre podermos aprender com a vida.
Gestão escolar
Participação dos pais
Horário das aulas
Calendário
a>
Educação infantil
Ensino fundamental
Ensino médio
Acontece
< a href='https://micael.com.br/blog/'>Blog do Micael
Acontece
Páti
o do Micael
\nAquarela da professora Claudia Johnsen.